Publicada em 10/03/21
Quebrando Barreiras Raciais
Converse promove arte urbana e homenageia pessoas negras de comunidade no Rio de Janeiro
Em 2020, a Converse deu início ao projeto global City Forest que promove a pintura de murais com uma tinta fotocatalítica que ajuda a purificar o ar e, a cada m² pintado, equivale a uma nova árvore no entorno. Após passar por 14 cidades, entre elas, Bangkok (Tailândia), Santiago (Chile), Lima (Peru), Johanesburgo (África do Sul), Sidney (Austrália), Jacarta (Indonésia) e São Paulo (Brasil), o projeto chega à cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na comunidade de Santo Amaro.
Neste ano, o Converse City Forest se apropria da arte urbana para ampliar o diálogo sobre temas raciais e homenagear pessoas que quebraram barreiras em diferentes áreas e momentos da história para que as novas gerações pudessem se inspirar.
O projeto conta com a curadoria de Lucas Ademar, nascido e criado na comunidade Santo Amaro, onde ficou conhecido pela criação do Ademáfia, coletivo que acredita na transformação social proporcionada pelo skate.
O mural de 1.064m², equivalente ao plantio de 1.064 árvores naquela região, recebeu uma projeção que deu ainda mais vida à arte. Criada pela artista e VJ carioca Carol Santana, as casas do entorno ganharam uma projeção mapeada que dialogava com o conceito da obra, transmitindo o amor, a comunidade, a quebra de barreiras, a desconstrução de padrões e exaltação às raízes.
Após a inauguração do mural do Rio de Janeiro, o projeto acontece em Salvador com a curadoria de Pedro Batalha e Hisan Silva, duo responsável pela marca soteropolitana Dendezeiro. Com inauguração prevista para 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o local escolhido para a construção do mural é o Dique do Tororó e será feito por duas artistas negras, Andressa Monique e Nila Carneiro. Com o tema "Afrofuturismo", a homenageada será Larissa Luz, cantora, compositora e atriz, considerada um dos grandes nomes da nova geração da música baiana.
Jorge Luiz Mussolin
+ notícias
-
Combate À Violência Em Ônibus Municipais
Rio de Janeiro usa veículos em rede ativa de combate à violência contra mulheres
- Projeto Em Manaus Propõe Proibir bets Em Espaços Públicos
- "Sai Da Bolha"
- Biscoito Treloso Ganha Ativação Pela RZK Digital
-
Snickers Em Campanha Nas Estradas
Peças de mídia exterior usam termos como "bolado", "tongo" e "esgualepado"


