23 de Julho de 2009
Quero encaminhar essa notícia para...

Publicada em 13/09/23

Campinas Instala Painéis Para Companhia De Mulheres Em Pontos De Ônibus

Quem se sentir em perigo poderá solicitar um atendente enquanto espera o ônibus

Campinas inaugurou o piloto do projeto "Abrigo Amigo", que promove uma companhia remota a quem estiver aguardando o ônibus à noite, especialmente mulheres e pessoas vulneráveis, por meio de chamadas de vídeo. O primeiro ponto a receber o dispositivo fica na avenida Francisco Glicério, uma das mais importantes do centro de Campinas, onde há alta demanda de usuários.

O painel digital MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) já instalado no abrigo foi adaptado para receber chamadas de vídeo, conectando os usuários a uma central de atendimento. A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas.

O objetivo é minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. Apesar de ter foco nas mulheres, o projeto tem propósito inclusivo e atenderá qualquer pessoa que se sinta vulnerável.

Outros três abrigos que já contavam com painéis digitais MUPI's receberão a tecnologia nos próximos dias em Campinas. E mais 16 pontos serão adaptados em até 90 dias, totalizando 20 "Abrigos Amigos" em Campinas.

O "Abrigo Amigo" foi lançado oficialmente pela Eletromidia no dia 28 de agosto, em São Paulo. A empresa anunciou a previsão de instalar a tecnologia gradativamente em 100 abrigos que contam com painéis digitais – 20 em Campinas, 70 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro. Anteriormente intitulada "Guarded Bus Stop", a campanha de lançamento foi premiada internacionalmente em Cannes.

Jorge Luiz Mussolin