23 de Julho de 2009
Quero encaminhar essa notícia para...

Publicada em 03/02/25

JCDecaux Lança Estudo Inédito Sobre Comportamento Hábitos De Consumo Em Aeroportos

90% das pessoas notam a publicidade nesses ambientes

 

A JCDecaux divulga um estudo inédito, feito em parceria com o Datafolha, sobre o perfil e os hábitos de consumo de passageiros e pessoas que frequentam os aeroportos no Brasil. A pesquisa foi realizada no principal aeroporto do País, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), e no 3º maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). 

Mais de 60 milhões de passageiros circulam anualmente no GRU e BSB, o que representa quase 30% da audiência aeroportuária do Brasil, sendo que 73% são direcionados para voos nacionais e 27% para internacionais. A renda familiar média desse público qualificado supera 13 salários mínimos e o Terminal 2 de GRU poderia ser considerado o maior aeroporto do Brasil, já que concentra 13% do total de passageiros do País, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil, o estudo contribui para o avanço do mercado de OOH por fornecer aos anunciantes insights e tendências exclusivas sobre os consumidores que utilizam os aeroportos no Brasil: "Permitir que as marcas conheçam o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas que frequentam os aeroportos representa um verdadeiro diferencial para campanhas que realmente influenciam a decisão de compra e geram uma conexão real entre as marcas e os passageiros. Esse estudo vai gerar novas oportunidades de negócios em 2025 e nos próximos anos", declara a executiva.

Os dados revelam que o perfil dos passageiros é dividido em 45% de mulheres e 55% de homens; 64% dos entrevistados têm ensino superior completo; 72% fazem viagens nacionais anualmente e 30% a cada 3 meses ou com maior frequência; as viagens a lazer somam 41%, enquanto as de trabalho representam 35%, para visitar familiares são 13% e para estudos chegam a 7% - e 4% para outros motivos. A maioria dos passageiros, mais precisamente 65% deles, viaja sozinha. 

Entre os entrevistados, 47% são trabalhadores assalariados, sendo 42% em cargos como coordenador, gerente ou C-level das empresas; 16% dizem ser empresários/donos de negócios; 10% são estudantes e o restante tem outras profissões. Além disso, 53% deles declaram ir aos aeroportos para buscar ou levar amigos e parentes quando não estão em viagens. 

O Aeroporto de Brasília e o Terminal 1 de GRU são os locais que apresentam a maior movimentação de empresários, com cerca de 24% do total de passageiros. Para voos nacionais, 65% dos passageiros permanecem até 2 horas nos aeroportos. Já para os internacionais, a maioria (61%) chega com antecedência maior do que 3 horas, ou seja, uma oportunidade exclusiva para que as marcas criem uma conexão diferenciada com a audiência. 

O estudo, feito em parceria com o Datafolha, mostrou que 80% dos passageiros compram algo e utilizam pelo menos três tipos de serviços nos aeroportos em cada viagem. Ao serem questionados sobre o que mais gostam de consumir, a categoria Alimentação e Bebidas lidera com 73% das respostas para voos nacionais e 76% para internacionais. Outros tópicos como Lembrancinhas, Souvenirs, Bens de Consumo, Itens Para Uso Próprio e Presentes também tiveram bastante destaque. O ticket médio gasto pelos passageiros nos aeroportos é de R$ 167 para os voos nacionais e de R$ 244 nos internacionais. 

Publicidade nos aeroportos

Segundo o levantamento, 9 em cada 10 pessoas notam a presença da publicidade nos aeroportos, em diferentes tipos de formatos OOH, como Colunas Digitais, Painéis Estáticos, Telas Digitais, Adesivações e Dominações nas Paredes. Além disso, 84% interagem ou têm a intenção de interagir com a publicidade.

Os passageiros lembram, geralmente, de propagandas de quatro marcas ou produtos enquanto estão nos aeroportos, sendo que as categorias mais citadas são Restaurantes e Lanchonetes (66% para voos nacionais e 43% em internacionais); Perfumes (33% para nacionais e 45% em internacionais); Bancos e Investimentos (23% para nacionais e 29% em internacionais); e Cartão de Crédito (19% para nacionais e 30% em internacionais).

A pesquisa aponta que o ambiente dos aeroportos desperta diferentes sensações nos passageiros, dependendo da área em que estão, como no check-in, raio-X ou área restrita, por exemplo. Já para a publicidade aeroportuária, os sentimentos mais mencionados são interesse, calma e satisfação.

O "Estudo Aeroportos", realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha no segundo semestre de 2024, entrevistou 624 pessoas para entender o perfil dos passageiros e das pessoas que frequentam o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), além de identificar os hábitos de consumo de produtos e publicidade durante a permanência no ambiente aeroportuário, com o objetivo de aperfeiçoar as estratégias comerciais e de marketing para o mercado publicitário nacional e internacional.

Jorge Luiz Mussolin