23 de Julho de 2009
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Publicada em 10/06/13

Inverno: temporada dos resfriados

Mas, antes que ele chegue previna-se com as frutas cítricas

Durante o inverno as temperaturas baixam, nosso corpo sente mais frio, os ambientes permanecem fechados e, consequentemente, aumenta os casos de resfriados. Espirros, tosse, dor no corpo e indisposição são os primeiros sinais da doença.

Na estação mais fria do ano, as frutas podem se tornar fortes aliadas, pois ajudam a aumentar a resistência do organismo e previnem doenças respiratórias comuns da época. De acordo com a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marina Munhoz da Rocha Balzer, principalmente, as frutas cítricas como a poncã, laranja, acerola e kiwi são fontes de vitamina C. "Esta vitamina faz aumentar a imunidade, previne infecções, gripes e resfriados, além de saciar a fome", ressalta Marina Balzer. Ela explica que a laranja e a poncã possuem fibras que regulamentam o metabolismo e a digestão.

Segundo a nutricionista, as frutas devem ser ingeridas pelo menos três vezes ao dia e sem esquecer de variar. Entretanto, mesmo que as frutas tenham menos calorias, devem ser consumidas sem exageros."Com o frio mais intenso precisamos de mais energia para nos manter aquecidos e, por isso, procuramos alimentos mais calóricos", explica a especialista e acrescenta. "Se ingeridas em excesso também podem levar ao ganho de peso, exceto o limão que não tem calorias e é rico em vitamina C", orienta.

Também é importante manter o controle na hora de se alimentar, para que os quilinhos indesejados não apareçam. "No inverno não temos o estímulo de usar roupas que mostrem o corpo, com isso, esquecemos um pouco da estética e podemos engordar", esclarece.

Além disso, outras doenças podem ser ocasionadas pela má alimentação, como a obesidade, o colesterol elevado, a hipertensão, a gastrite e o diabetes, que podem ter relação com fatores hormonais ou genéticos. "O consumo de alimentos, como chocolates, cremes, frituras, carnes, massas e molhos com excesso de gordura deve ser controlado", orienta a nutricionista e dá a dica: "para comer melhor, o que não pode faltar no cardápio são as frutas e verduras. As verduras podem ser preparadas tanto cozidas, refogadas ou nas sopas."


Assessoria de Imprensa do HNSG

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