23 de Julho de 2009
Quero encaminhar essa notícia para...

Publicada em 06/09/13

Trabalho voluntário melhora o tratamento de carentes com câncer

Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer atua em 3 hospitais de São Paulo ajudando e melhorando a rotina dos pacientes

Depois de dezenove anos de trabalho completados no mês passado, a APFCC - Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer, conta com mais de 350 pessoas voluntárias, que colaboram com o Hospital São Paulo, Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital Infantil Darcy Vargas, além do núcleo Volta à Vida que apoia material e psicologicamente mulheres mastectomizadas. Graças a esse trabalho voluntário, foi possível mudar e melhorar o atendimento e a rotina de pacientes carentes com câncer.

Uma das melhorias significativas foi a doação do aparelho para a unidade médica do Hospital Infantil Darcy Vargas, o Site Rite (scanner de ultrassom vascular), que mapeia as veias e detecta a mais apropriada para a criança passar pela quimioterapia. Mais de 320 crianças já se beneficiaram com esse aparelho. Com o sucesso nesse hospital, decidiu se doar um equipamento similar para a Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia.

Além da busca por apoio e arrecadação de verba, com a venda de produtos em bazares e doações, a APFCC também ajuda com a doação de cestas básicas e leite em pó para as famílias dos pacientes e lanches, durante a permanência para tratamento e consulta, ajuda na compra de medicamentos, quando não fazem parte da lista de remédios distribuídos gratuitamente, e fornece roupas e cobertores, quando necessário.

Pensando em melhorar e colaborar com as dificuldades que passam os Hospitais, a APFCC conseguiu, através de doações periódicas feitas pela Biolab Farmacêutica, reformar e ampliar a Enfermaria de Oncologia Infantil da Santa Casa, que começou a ser instalada no final de 2011, aumentando o número de leitos e permitindo que as crianças com câncer fiquem separadas dos pacientes com outras enfermidades.

Diversas ações e programas têm sido realizadas pela APFCC e, para continuar esse trabalho, a Associação precisa de mais voluntários. Por isso, promove, no próximo dia 16 de setembro, o XXIV Curso de Capacitação de Voluntários. O objetivo é reunir pessoas que se interessem pela causa e tenham disponibilidade para o serviço assistencial. O curso contará com a presença de Bianko, especialista há mais de 20 anos em entretenimento corporativo, que abordará o tema "Comunicação - Motivação". A palestra acontece no próximo dia 16 de setembro de 2013, no Hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150-SP) das 9:00h às 16:00h. Os interessados podem fazer a inscrição pelo email apfcc@uol.com.br ou pessoalmente na sede da Associação, estabelecida na Rua General Jardim, 618, 5º andar, conjunto 52, Vila Buarque. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 3257-3020 ou (11) 3259-1414, com Eliane.

Acessem: www.apfcc.org.br
Facebook: APFCC Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer
Twitter: @APFCC1

Redação eAgora
Assesoria de Imprensa APFCC (15) 8133.9848