23 de Julho de 2009
Quero encaminhar essa notícia para...

Publicada em 12/04/18

Projeto Transforma Viaduto Em Mídia Para Falar Com Moradores De Rua

Intervenções artísticas divulgam espaços de acolhimento para desabrigados e seus cães

Até pouco tempo atrás, um considerável número de moradores de rua de São Paulo abria mão da segurança dos abrigos pelas frias calçadas e viadutos por um motivo nobre: não abandonar seus cães, que não eram aceitos nesses locais. Agora, novas unidades do CTA (Centro Temporário de Acolhimento) aceitam e garantem espaço para os bichinhos, mas, pela desinformação geral, elas continuam com muitas vagas e leitos sem ocupação.

Para mudar essa realidade e impactar esse público extremamente específico, que não tem acesso às fontes tradicionais de informação, a agência nova/sb desenvolveu para a Prefeitura de São Paulo um projeto que transforma um dos espaços mais impensáveis em uma mídia direta e efetiva: os tetos dos viadutos, locais que só os desabrigados enxergam.

A iniciativa convidou grafiteiros da capital paulista para pintar mensagens que chamassem a atenção dos moradores de rua exatamente no momento em que estivessem deitados nesses lugares inóspitos. Para isso, foram escolhidos cinco locais próximos aos CTAs com espaço para cães, com prévios estudos sobre a posição ideal da obra, viabilidade e todas as medidas de segurança.

Cada um dos artistas participantes – Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz – teve total liberdade para desenvolver seu trabalho, tendo como objetivo passar a mensagem de que os moradores de rua e seus cães seriam bem recebidos nos novos abrigos. Além do forte apelo visual e estilo de cada um dos autores, elas traziam informações relevantes sobre endereço, direção e, principalmente, a conscientização de que os cães, agora, também eram bem-vindos.

Assim como qualquer grafite, as obras ficarão disponíveis por tempo indeterminado, dependendo de diversos fatores externos e alheios ao controle público. O objetivo é que cada vez mais pessoas em situação vulnerável e seus cães possam dormir com muito mais conforto, segurança e dignidade.

Confira o endereço de cada uma das obras e os artistas responsáveis:

Viaduto Antártica (Praça Tomás Morus, s/n – Água Branca) Artista: Galo (@galografitti)

Viaduto Rangel Pestana (Rua da Figueira, 273 - Brás) Artista: Randal (@randalbonezl)

Viaduto Abreu Sodré (Avenida Prefeito Passos, 07 - Liberdade) Artista: Pixote (@pixotemushi)

Viaduto Av. São João, 1.653 – República Artista: René Muniz (@renemunizz)

Viaduto Dr. Eusébio Estevaux, 813 - Centro Artista: Thassio (@thassio_bertani)

Jorge Luiz Mussolin