23 de Julho de 2009
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Publicada em 14/02/20

Cidade Do Porto Abre Concurso Para Publicidade Exterior

Licitação prevê a participação de grupos nacionais e internacionais

A Câmara do Porto informou que está tomada a decisão de lançar uma licitação pública internacional para a concessão do mobiliário urbano na cidade. A cidade conta com o seu mobiliário urbano atual sob responsabilidade da empresa JCDecaux.

Os planos da nova licitação preveem a arrecadação de pelo menos um milhão de euros por ano com a divisão da cidade em quatro lotes: os dois lotes maiores serão válidos por 15 anos e os dois lotes menores por cinco anos, garantindo, assim, que grupos com menor capacidade financeira possam concorrer.

A regra a ser implementada exclui a possibilidade de um mesmo concessionário ficar com mais de um lote, a menos que não apareçam mais concorrentes para os lotes em causa. Com essa engenharia de negócio, a cidade espera evitar o imbróglio que se instalou no concurso de Lisboa, processo ainda sob contestações e críticas da Associação Portuguesa de Anunciantes.

Segundo a intenção da Câmara do Porto, o edital prevê a substituição de equipamentos existentes na via pública (mupis, outdoors, painéis ou abrigos), sendo exigida uma quota para formatos digitais. Os abrigos de ônibus deverão ter painéis eletrônicos indicativos das linhas e tempo de espera.

Jorge Luiz Mussolin