23 de Julho de 2009
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Publicada em 09/02/06

Chile Tem Novas Normas Para Publicidade Exterior

Decreto estabelece novas normas para a atividade

Os chilenos estão colocando em ordem a Publicidade Exterior que, daqui para frente, deverá cumprir com normas urbanísticas e de segurança estabelecidas por um Decreto que modificou a Ordem Geral de Urbanismo e Construções.

Muitas das peças instaladas estão em espaços centrais e à beira de trajetos, obstruindo inclusive os sinais de trânsito.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano, Luis Eduardo Bresciani, informou que a norma se insere dentro de uma Lei de Aluguéis que permite aos Municípios receber valores pela publicidade instalada em espaços públicos e em áreas privadas, desde que as mesmas possam ser vistas das ruas e avenidas. Entre as novas exigências se estabelece que os anúncios não podem exceder a altura dos edifícios e nem serem instalados na frente de jardins, bloqueando a vista de vizinhos. A proibição também vale para as declaradas áreas verdes.

Com essa proibição, devem sair as grandes estruturas instaladas em canteiros centrais de algumas avenidas. Os avisos luminosos fixos ou intermitentes não poderão ser instalados em zonas exclusivamente residenciais, determinadas pelo Plano Regulador da cidade.

Matéria publicada pela Revista Circuito Uno www.revistacircuitouno.com.ar

Jorge Luiz Mussolin