23 de Julho de 2009
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Publicada em 13/07/07

Estudo: Painéis Digitais Não Causam Acidentes

Levantamento realizado nos Estados Unidos derruba mito de que Publicidade em painéis digitais distraem e podem causar acidentes de trânsito

Auxiliando as empresas de exibição, a OAAA - Outdoor Advertising Association of America ressaltou que novos estudos contém sólidas evidências de que os painéis digitais são tão seguros quanto os modelos tradicionais. Patrocinado pela Foundation for Outdoor Advertising Research and Education, um dos estudos analisa a relação entre painéis digitais e acidentes de trânsito. O outro examina o comportamento dos motoristas.

Os estudos chegam quando as empresas exibidoras estão instalando grande número de painéis digitais (capazes de exibir imagens apresentadas de 6 a 8 segundos). Com um custo superior a US$ 250 mil para ser erguido, as empresas podem comercializar os mesmos espaços para vários anunciantes, aumentando a rentabilidade e investimento sobre a peça. Nos últimos anos, 500 painéis digitais foram levantados representando apenas uma pequena porcentagem sobre o total de 450.000 peças nos EUA. Mas a OAAA prevê que centenas desse novo modelo serão levantadas por ano, tornando-se a nova sensação em Publicidade Exterior.

Um dos estudos examinou a freqüência de acidentes durante três anos e comparou esses dados com as posições de sete painéis digitais no Condado de Cuyahoga, no estado de Ohio, próximo a Cleveland. Muitas auto-estradas ligando vários estados passam por essa região, incluindo uma área metropolitana com 2,2 milhões de habitantes com tráfego pesado.

O prazo de medição foi dividido em dois períodos de medição com 18 meses cada, antes e depois da conversão dos sete painéis (eram painéis tradicionais que foram transformados em digitais).

Albert M. Tantala resumiu os resultados do estudo afirmando "A análise e as estatísticas realizadas demonstram que os painéis digitais não têm nenhuma relação estatística significativa com a ocorrência de acidentes. Não existe mais probabilidade de ocorrer acidentes em trechos com esses painéis do que em trechos sem eles".

O estudo de Tantala é complementado por um outro realizado pela Virginia Tech, que não encontrou nenhuma mudança significativa nos padrões de comportamento dos motoristas, na presença de painéis digitais. O estudo, conduzido pelo Center for Automotive Safety Research, do Virginia Tech's Transportation Institute, concluiu que letreiros digitais eram "neutros", baseado em um estudo de movimentos de visão ocular em 36 motoristas, dirigindo carros especialmente equipados em Cleveland. Apesar dos motoristas olharem um longo período em direção dos letreiros digitais, o tempo de visualização era menor que um segundo. Geralmente considerado um nível aceitável de tempo de visualização fora da estrada.

Vinte e nove estados adotaram leis e regulamentações liberando os letreiros de exibir múltiplas imagens estáticas entre 6 e 8 segundos (somente lugares como Nova Iorque e Las Vegas possuem letreiros de animação total). Arkansas, Indiana e Tenessee aprovaram letreiros digitais somente esse ano. Somente um pequeno numero de estados não liberou o letreiro mutável, como Delaware, que recentemente aprovou a legislação para os letreiros digitais e agora aguardam a aprovação do governo. Alguns estados autorizaram os triedros mas não os digitais.

Algumas autoridades municipais dos Estados Unidos têm retardado a licença para instalação de tais equipamentos, alegando que os mesmos podem causar acidentes de trânsito. Em 2006, por exemplo, um subúrbio de Minneapolis - St. Paul, recusou provisoriamente a instalação de um desses equipamentos digitais, autorizando-o posteriormente.

Os painéis digitais são cada vez mais populares entre os publicitários, já que podem utilizar as plataformas para a exibição múltiplas mensagens de anunciantes, aumentando ou diminuindo a freqüência dos mesmos de acordo com os volumes de tráfego registrados.

Jorge Luiz Mussolin

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