23 de Julho de 2009
Quero encaminhar essa notícia para...

Publicada em 04/09/07

Publicidade Exterior Correndo Pelas Estradas

Segmento descobre novas fórmulas de divulgar produtos pelas estradas nos EUA

Nos EUA está surgindo uma nova estratégia para a divulgação de produtos em estradas, como se fossem engenhos publicitários volantes. A idéia é personalizar veículos de transporte e até mesmo veículos normais com mensagens. A idéia é prender a atenção dos motoristas, já que as mensagens são instaladas no nível de visão do motorista dos veículos que circulam ao lado, aumentando o impacto, principalmente nos horários de tráfego intenso e congestionamentos.

Na Califórnia, a Ópera de Los Angeles contratou uma empresa de Publicidade Exterior para adesivar caminhões tanque com mensagens que promoviam a programação de 2007 e 2008.

Os veículos seguiam rotas pré-determinadas em auto-pistas sem pedágio nas cercanias de Los Angeles, com uma frota de rodava entre 16 e 20 horas por dia, seis ou sete dias por semana, assegurando uma visibilidade constante.

A novidade pode sair até um quarto do custo de uma campanha normal feira em peças de Publicidade Exterior. Um anúncio em um painel custa, em média, em Los Angeles, cerca de US$ 4 a US$ 5 mil por mês. O esquema montado com os caminhões ficou em US$ 1.000 mensais.

Cada veículo tanque registra sua posição, via GPS, a cada 15 minutos, dando aos profissionais de mídia dados sobre a exposição do anúncio. Os dados fornecidos pelo GPS indicam não apenas a rota seguida, mas também as áreas de circulação mais pesada, onde os veículos poderão contar, com certeza, com um aumento de visibilidade da mensagem.

Outros clientes estão começando a fazer suas campanhas com a nova estratégia, como a Liga Nacional de Hockey e uma emissora de TV que usou os caminhões para divulgar os episódios de "South Park."

Jorge Luiz Mussolin

Leia mais sobre Notícias do Exterior